quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Prefeito anuncia repasse para entidades filantrópicas na abertura de conferencia


Com auditório do Cemae lotado de representantes do poder público e sociedade civil, foi aberta, na tarde desta quarta-feira, 9, a 10º Conferência Municipal de Assistência Social, que traz como tema central para as discussões durante o evento a Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social. A mesa de abertura foi composta por autoridades dos três poderes e um representante não-governamental, mostrando a relevância da Assistência Social para o município de Vitória da Conquista.
“Hoje é um dia muito importante para Vitória da Conquista. Cheguei à conclusão que a conferência é pra conferir, fiscalizar, mas também para debater, construir. Cumprimento todos os conselheiros. Vocês estão de parabéns. O prefeito não paga vocês, as crianças não pagam vocês, mas Deus vai pagar cada um de vocês pelo empenho para realização desta conferência”, declarou aos conferencistas a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas), Camilla Fisher, agradeceu a presença do público e desejou uma boa conferência. “Não há espaço melhor do que a conferência para construir políticas públicas”, disse a representante governamental, que ainda falou do orgulho por fazer parte deste conselho: “Temos pessoas engajadas e guerreiras, conselheiros comprometidos. Estou feliz também com o comprometimento do governo. Isso nos deixa tranquilas pois as demandas serão efetivamente realizadas”.
Esse empenho foi reafirmado pelo prefeito Herzem Gusmão: “Em que pese estarmos arrecadando menos, vamos fazer mais. Já entregamos mais escrituras do que nos 20 anos do governo anterior e estamos trabalhando para os 200 anos de nossa querida Vitória da Conquista”. Na ocasião, o gestor informou: “É com alegria que anunciamos que a Prefeitura repassará R$ 240 mil a 11 entidades filantrópicas por reconhecer a importância histórica desses entidades no município”. Também foi comunicado que 25 famílias, que estavam no terreno destinado para construção da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) de Vitória da Conquista, foram contempladas com lotes de mil m2 .
Representando a sociedade civil, a assistente social Daisy Cristina Rocha Placha Soares falou do prazer em estar na décima conferência. “É bom ver este auditório cheio para debater a construção deste sistema que é novo. Foi uma luta ao longo de anos e anos em transformar o assistencialismo em política pública. Esse é o momento de fortalecer a relação do governo com a sociedade civil para garantir uma cidade melhor para todos conquistenses”, comentou.
A palestra magna com a assistente social e também coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria de Justiça, Thaise Viana, tratou do tema da Conferência, abordando os quatro eixos estabelecidos para o evento. Na oportunidade, a palestrante pronunciou: “Parabenizo Conquista para além desta conferência, ao realizar as pré-conferencias, pois elas preparam os participantes para este momento. Fico feliz também pelas palavras do prefeito ao ressaltar a importância de investir na formação de profissionais para o bom atendimento dos usuários”, .
Ainda participaram da mesa de abertura o presidente da Câmara de Vereadores, Herminio Oliveira, representado por Gilmar Ferraz; o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Juvino Henrique Brito, e o secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia. Nesta quinta-feira, 10, pela manhã, acontece as discussões dos Eixos Temáticos e a partir das 14h30 haverá discussão e aprovação das propostas e eleição dos delegados para a XI Conferência Estadual.

Por Fabio Sena

GOVERNADOR VEM E VAI MAS, O HGVC ESTÁ NA UTI.

FOTOS TIRADAS DO INTERIOR DA UPA HOJE TIVEMOS UM GRANDE MOVIMENTO NA CIDADE DANDO CONTA DE QUE O HGVC ESTAVA COM GENTE NO CHÃO PELOS CORREDO...